quarta-feira, 22 de julho de 2020

EM DEZEMBRO LANÇAREI UM NOVO LIVRO


Carlos Nougué

Em dezembro, se Deus quiser, sairá pelas Edições Santo Tomás e pela Resistência Cultural meu sexto livro: um volumoso Comentário ao Apocalipse de São João. Trata-se de comentário em moldes tomistas (ou seja, ao modo como S. Tomás comentou as Epístolas paulinas e outros livros sagrados: versículo a versículo), mas com particularidades minhas: a saber, capítulos introdutórios (por exemplo, “Os sentidos das Escrituras”, “O que distingue o Apocalipse de outras profecias bíblicas, como Ezequiel e Daniel”, “História dos Comentários ao Apocalipse – dos Padres aos dias atuais”, etc.) e maior extensão no comentário dos capítulos mais importantes da profecia, como, por exemplo, o do milênio e o da descrição da Jerusalém Celeste. – Mas o livro trará dois apêndices. O primeiro será “Da História e Sua Ordem a Deus”, que explicará a história segundo as quatro causas (material, formal, eficiente e final), tratará as principais visões não cristãs ou anticristãs da história, e traçará a história do mundo até hoje quanto ao essencial, com alguma especulação escatológica em perspectiva. Hão de perguntar-se, porém, por que deixei de lado o projeto de “Da História e Sua Ordem a Deus” como livro à parte, como história mais detida do mundo e da Igreja. É que coincidiria com o escopo que tem o Pe. Calderón em seu estupendo El Reino de Dios – La Iglesia y el orden político, em verdade apenas o primeiro tomo de quatro. Mas este apêndice resgatará do antigo projeto os pontos arrolados acima. – O segundo apêndice será sobre temas, digamos, “genésicos”: a idade do universo e da terra; a idade dos vegetais, dos animais, do homem; história da pré-história?; o que são espécie e raça; o Dilúvio e a Arca de Noé; os duvidosos métodos modernos de datação; a “diáspora” da estirpe de Noé; a torre de Babel; etc.
Como quer que seja, parece-me que o Comentário ao Apocalipse de São João se defende por si mesmo, ou seja, parece-me que se justifica por sua urgente necessidade. É preciso tirar das mãos de aventureiros e teólogos de algibeira, nestes dias de tintas apocalípticas, a hegemonia sobre os católicos quanto ao fim dos tempos, etc. Ademais, os dois principais Doutores da Igreja, Santo Agostinho e Santo Tomás, nunca comentaram a profecia de São João (Agostinho a tratou somente em homilias, ou seja, a modo retórico e não orgânico). Baste pois por ora o dito.  Voltarei a falar do novo livro em data oportuna.
Observação 1: obviamente, este livro será um grandíssimo e extenso aprofundamento do que digo no Curso sobre o Apocalipse.
Observação 2: dada a referida urgência do Comentário ao Apocalipse, a Suma Retórica fica postergada para o próximo ano – o que decidi em concordância com José Lorêdo Filho, o dono da Resistência Cultural (que, como disse, coeditará o Comentário ao Apocalipse de São João). E eis a palavra – gentil – de Lorêdo quanto a isto:


AVISO – Suma Retórica, de Carlos Nougué

Caros amigos e leitores, Salve Maria Santíssima.
Muitos de vocês já aguardavam para setembro a publicação, pela Resistência, da Suma Retórica, do mestre Carlos Nougué, certamente um livro que ganhará o status de clássico no gênero. Mas teremos de esperar um pouco mais, e já explico por quê.
O prof. Carlos Nougué, mercê de sua prodigiosa capacidade de trabalho, propôs-se a redigir um Comentário ao Apocalipse de São João, obra que se proporá a oferecer uma visão genuinamente católica de questão tão espinhosa quanto distorcida como o é o Fim dos Tempos. Perguntou-me, pois, o mestre, com a sua amabilidade costumeira, se seria possível esperássemos até o ano que vem para que me enviasse os originais da Suma Retórica. Dado o caráter emergencial de uma obra que se pretenda inteiramente amparada no Magistério da Igreja acerca do Apocalipse, minha resposta não poderia ser outra senão a concordância e, em seguida, o incentivo.
O que poderia, então, parecer um prejuízo (esperar a publicação de um grande livro é sempre um tormento) acabou por se revelar uma alegria, pela perspectiva da publicação, em dezembro, do ambicioso Comentário ao Apocalipse de São João, do prof. Nougué, que a Resistência, se Deus quiser, publicará em parceria com a Edições Santo Tomás, do querido Marcel Barboza.
Aguardemos só um pouco, e teremos mais alguns itens no seleto catálogo das obras-mestras.
Um grande e afetuoso abraço – e viva Cristo Rei.