sábado, 3 de outubro de 2020

CRÍTICAS À "SUMA GRAMATICAL"?

  

Carlos Nougué

 Vejo alguns jovenzinhos e alguns velhinhos criticar minha Suma Gramatical da Língua Portuguesa. Por quê? Porque eu separaria Gramática e Literatura; e há até algum que diz que minha visão da Gramática é tecnicista, razão por que elimino dela a “estilística”. Como nos diz S. Paulo, devemos ser pacientes. Mas como não ver em tais críticas – posta de lado a suspeita de má intenção, que em geral cabe a Deus julgar –, como não ver nelas a mais pura incapacidade de entender algo mais complexo? Em verdade, é isto mesmo: não se trata de críticas, mas de incompreensões, razão por que podem reduzir-se a petições de princípio.

1) Afirmo na Suma e reafirmo aqui que a Gramática e a Poética (ou Literatura) são artes distintas. Por isso é que Guimarães Rosa pode considerar-se um grande literato, ainda que não siga nem minimamente a Gramática.

2) A Gramática, COMO DITO NA SUMA, deve basear-se nos melhores escritores não literários e NOS ESCRITORES LITERÁRIOS QUE SIGAM AS REGAS GRAMATICAIS. Talvez, pois, para meus críticos, também se trate de problema ocular...

3) Todo estilo é individual. Mas toda disciplina intelectual é do geral ou universal, nunca do singular. Por isso, a “estilística” nem sequer existe.

4) Mas, se se diz que a estilística existe, sim, enquanto estuda os estilos gerais dos diversos períodos da literatura, então – o que pode haver de mais óbvio que isto? – a estilística é parte da Literatura, não da Gramática.

E basta, que de fato tenho mais que fazer.

https://www.amazon.com.br/Gramatical-L%C3%ADngua-Portuguesa-Carlos-Nougu%C3%A9/dp/8580332036/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=suma%20gramatical&qid=1601740563&s=books&sr=1-1&fbclid=IwAR3CR08kJMfvH_2eqh-jrOafKrQ5Pf1Pt5RXazjO8K9tidw-X6VKlcRLqj4