terça-feira, 7 de agosto de 2012

Magnífica edição portuguesa das Obras Completas de Aristóteles



«O objectivo do projecto Obras Completas de Aristóteles consiste em tornar acessível ao leitor português a totalidade da colecção aristotélica, aí incluídos os cerca de trinta tratados completos que subsistiram até aos nossos dias, os textos que, de modo fragmentário, foram transmitidos pela tradição e ainda as sete obras apócrifas que circularam em época tardia sob o nome de Aristóteles.
Ao propor-se levar a cabo a tradução colectiva deste conjunto, o presente projecto torna-se, a nível mundial, o primeiro e, até ao momento, o único a englobar a integralidade do legado aristotélico.
Este projecto é promovido pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, com a colaboração de outros institutos de investigação científica nacional, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A publicação é assegurada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
No portal www.obrasdearistoteles.net encontra-se, para além da descrição do projecto, do plano e calendário da edição e do elenco dos colaboradores e instituições participantes, uma base de dados com a bibliografia fundamental de e sobre Aristóteles, em permanente actualização, e o texto completo de todos os volumes publicados, o qual será disponibilizado ao mesmo tempo que a entrada em circulação da versão em papel.
Compreensivelmente, esta última facilidade está reservada a investigadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, intercâmbio com outras instituições ou situações análogas expressamente tipificadas. Para beneficiar dela, deverá o interessado inscrever-se através do formulário existente para o efeito. As propostas serão atentamente consideradas.
Todas as sugestões, correcções e críticas são bem-vindas.
Agradece-se em especial a colaboração no desenvolvimento da bibliografia, que se deseja tão completa quanto possível.»