Carlos Nougué
Lemos em Romanos 11, 11-12: “Digo,
pois: porventura tropeçaram eles [os judeus] de modo que caíssem [para sempre]?
Não, certamente. Mas por seu delito veio a salvação para os gentios, para
incitá-los à emulação. Ora, se seu delito foi a riqueza do mundo, e sua redução
a riqueza dos gentios, quanto mais [não o será] sua plenitude?” E S. Tomás,
entre as interpretações destas palavras de S. Paulo que ele considera
admissíveis, põe a seguinte, que tenho como a mais provável: “[...] os que enganados
pelo Anticristo tiverem caído totalmente serão, após a conversão dos judeus,
restituídos em seu primeiro fervor. E ainda, assim como, após a queda dos
judeus, os gentios se reconciliariam com suas antigas inimizades, assim também,
após a conversão dos judeus, sendo então
iminente o fim do mundo, se dará a ressurreição geral, e por ela os homens,
de mortos que estavam, voltarão à vida imortal” [destaque
meu] (Super Epistolam B. Pauli ad Romanos lectura,
caput 11, lectio 2). Para as razões por que a considero a mais provável, vide “Se se deve rezar pela salvação do mundo”, artigo 3, in Do Papa Herético e outros opúsculos, p. 360-367.