quinta-feira, 13 de julho de 2017

Primeiras informações sobre a ESCOLA TOMISTA, de Carlos Nougué, quanto a data, valor, etc.



Carlos Nougué,

com especial agradecimento 
Lucas Henrique, 
do Centro Dom Bosco.

 

Como se lê aqui, não é senão formando pessoas em todas as principais disciplinas filosóficas ou científicas e segundo a devida ordem que se poderá ter no Brasil uma elite intelectual em toda a extensão do termo, porque, com efeito, só será tal se for aristotélico-tomista. Para isso, pois, fundo a Escola Tomista, cuja fundamentação e cujo programa se podem ver, repita-se, por este link, e a respeito da qual dou aqui as primeiras informações práticas, que peço se leiam com atenção.

 

1) Data de início, com a primeira aula ou aula magna: meados de agosto.

 

2) Haverá quatro aulas mensais sempre às quintas-feiras, durante todos os anos da Escola Tomista; e os alunos poderão assistir a elas quando quiserem ou puderem.

 

Observação: como dizia Aristóteles, o próprio do sábio é ordenar. Mas o mesmo Aristóteles e Tomás de Aquino ordenaram as disciplinas científicas e artísticas de modo definitivo, e os seguirei estritamente. Isso é o mesmo que dizer que a Escola Tomista terá começo, meio e fim, com previsão de término para dentro de cinco anos.

 

3) As inscrições poderão ser feitas a qualquer tempo a partir do primeiro dia de aula; e poderão fazer-se por cartão ou por boleto bancário.

 

4) O valor da mensalidade será de R$ 47, 00. Mas oferecer-se-á que o pagamento seja mensal, trimestral, semestral ou anual, com descontos progressivos.

 

Observação: o valor é tão acessível, que corresponde, na modalidade pagamento mensal, a R$ 1, 56... por dia do mês, e será ainda menor se se optar por alguma das outras modalidades. Faço-o assim porque quero que possam frequentar a Escola Tomista todos os interessados, mesmo nesta época de crise. Com efeito, a formação de uma elite aristotélico-tomista, relembre-se, é meu fim primeiro


5) No início de cada disciplina (ver o programa aqui), darei a respectiva bibliografia, documentos e, sempre que possível, links para obras disponíveis na Internet. 

6) Repita-se que responderei a todas as perguntas dos alunos, e que as respostas ficarão acessíveis a todos, incorporando-se assim à mesma Escola Tomista.      


7) Para cursar a Escola Tomista, não é necessário nenhum prerrequisito: ela será autoexplicativa, e o professor julga-se capaz de boa didática (forjada até em aulas de Filosofia para crianças, mas também em muitos anos de pós-graduação para mais de 10 mil alunos  [presenciais e EAD] e em muitos cursos online).  

 

8) Toda e qualquer dúvida operacional ou administrativa quanto à Escola Tomista pode desde já ser encaminhada a Marcel Barboza (cursos@santotomas.com.br). É o administrador de meus cursos.

 

9) Dentro de pouco tempo darei novas informações sobre a Escola Tomista. 


Muito obrigado a todos, e que Deus me ajude e ilumine nesta empreitada, porque, afinal, ela não é senão ad maiorem Dei gloriam.