segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Link para o primeiro dia (03/09/2016) dos quatro dias de debate entre Carlos Ramalhete e Carlos Nougué (e explicação do debate)




O debate via hangouts entre Carlos Ramalhete e Carlos Nougué em torno do tema “Concílio Vaticano II – continuidade ou ruptura?” dar-se-á do seguinte modo.
1) Serão quatro dias de debate, cada um dos quais com cerca de duas horas, em quatro sábados seguidos (dia 3, 10, 17 e 24 de setembro, sempre a partir das 17 horas).
2) O debate versará sobre estas duas questões:
a) Se há continuidade no Magistério da Igreja de S. Pedro aos dias de hoje, sem interrupção no Concílio Vaticano II e dele em diante.
b) Se se pode resistir sistematicamente à potestade e autoridade de jurisdição do Papa e dos Bispos por ele designados, bem como à legislação canônica por ele promulgada, etc., em alguma situação ou condição.
3) Durante todo o primeiro dia, Carlos Nougué defenderá o NÃO com respeito à primeira questão.
4) No segundo dia, Carlos Ramalhete defenderá o SIM com respeito à primeira questão durante o mesmo tempo que usou Carlos Nougué no primeiro dia, e depois Carlos Nougué terá direito a uma tréplica de meia hora.
5) Durante todo o terceiro dia, Carlos Ramalhete defenderá o NÃO com respeito à segunda questão.
6) No quarto dia, Carlos Nougué defenderá o SIM com respeito à segunda questão durante o mesmo tempo que usou Carlos Ramalhete no terceiro dia, e depois Carlos Ramalhete terá direito a uma tréplica de meia hora.    

Observação final de Carlos Nougué: esta espécie de debate ou disputa é algo inédito no Brasil, e creio que em todo mundo se tornou inusual desde há muito tempo. Retoma-se nela, ainda que com as necessárias adaptações, um método escolástico – a disputatio oral – de alcançar a verdade ou ciência. Tudo, esperemo-lo, para maior glória de Deus.