quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Conferências do Professor Élsior, um dos maiores tomistas brasileiros (I)


C. N.

A Élen e a Plínio

Contra a sombra que sempre se abateu, propositadamente ou não, sobre os baluartes do tomismo no Brasil, é que começo a publicar aqui as magníficas conferências do Professor Élsior, esse mestre de todos que já nos deixou há dois anos e que lançou as sementes de sua sabedoria sobretudo nas terras da Bahia. Está mais que na hora de fazê-las germinar, frutificar em todo o Brasil, neste momento em que a Verdade pode começar a mostrar melhor sua face.
Começamos a divulgação de sua obra magisterial (e magistral) disponibilizando nove de suas numerosíssimas aulas ou conferências. Pelo link abaixo, encontra-se uma pasta denominada “Professor Elssior” (sic): nela estão as nove referidas aulas, que se podem ouvir diretamente ou baixar.


Agradeçamos penhoradamente a Leo Renan o trabalho tão generoso de formatar cerca de 30 CDs com as aulas ou conferências do Professor Élsior e de disponibilizá-los pouco a pouco no referido endereço.
Tive a honra imensa de ter o Professor Élsior entre os assistentes de uma palestra que dei em Salvador sobre a Realeza de Cristo. Quem o visse diria: um assistente mais. Na verdade, estávamos com os papéis invertidos.
Que tomemos como a luzeiros – que de fato o são – não só sua sabedoria mas sua simplicidade virtuosa e intelectual, essa simplicidade tão própria do verdadeiro católico e tão própria do verdadeiro tomista.